FILIPENSES – Alegria em viver
INTRODUÇÃO:
1. Sem modéstia, no que você e bom? O que você faz melhor do que qualquer outra pessoa?
2. Paulo está mostrando no livro de Filipenses, “Como Ter Uma Vida Feliz”, apesar das circunstâncias. Podemos aprender nesta carta que as circunstâncias, coisas do mundo, preocupações e pessoas podem roubar a nossa alegria.
3. Eu gostaria de propor hoje que a “confiança” em coisas, atitudes boas, ambições deste mundo e dependência em nosso desempenho, vão roubar a nossa alegria.
4. Paulo vai nos dar nesta carta e nos primeiros versículos do capitulo 3, três motivos de segurança para manter a nossa alegria – Filipenses 3:1
EXAMINANDO AS ESCRITURAS: Filipenses 3:1-11
A. Paulo disse que eles deveriam tomar cuidado com atitudes legalistas e pessoas legalistas? (Vv. 2,3).
1. No começo, só os judeus se tornaram cristãos, alguns deles continuavam seguindo as idéias da Lei de Moisés. Quando os não Judeus / Gentios começaram a se tornarem Cristãos então um grupo entre os cristãos da raça Judaica começaram a pregar que todos os cristãos não judeus tinham que seguir a Lei de Moisés, especialmente a lei sobre a circuncisão para serem salvos, Atos 15:1. Eles esqueceram sobre a salvação pela graça, Atos 15:11.
2. As pessoas legalistas estavam tentando comprar a salvação, algo Impossível. Ninguém vai conseguir viver uma vida cheia de regras e mesmo assim ser uma pessoa feliz, porque nós sempre falhamos.
3. Alegria verdadeira vem quando reconhecemos a graça de Deus. Nós confiamos no que Cristo fez na cruz por nós, ao invés do que nós estamos fazendo, Vv. 3.
B. No passado, quais as coisas que trouxeram “alegria” e confiança na vida de Paulo? O que significa estes termos? Vv. 4-6
1. “circuncidado ao oitavo dia” - Ele era do povo escolhido /Deus.
2. “da linhagem de Israel” - raça pura.
3. “da tribo de Benjamim” - uma das tribos mais respeitadas, não uma das dez tribos desobedientes. A tribo da qual veio o primeiro rei de Israel, Saul.
4. “hebreu de hebreus” - outra maneira de destacar que é um judeu verdadeiro de sangue, cultura, hábitos e língua. Ele não era um convertido ao judaísmo como alguns.
5. “fariseu” - uma denominação de judeus que era muito rígida em
obedecer o Velho Testamento a ponto de inventar regras para
obedecer as regras. Ele não era um judeu medíocre.
6. “zelo, perseguidor da igreja” - Paulo não era judeu só em palavra, mas em ação também. Ele defendeu o que acreditava.
7. “irrepreensível” - Ele observou todas as cerimônias e rituais da lei com tanta fidelidade que ninguém podia criticar o seu desempenho.
8. Resumo: Todos estes valores na vida de Paulo representavam rituais, raça, religião, regras e reputação que as pessoas usavam para se sentir bem sobre as suas vidas e os seus relacionamentos com Deus.
C. Depois que Paulo “considerou” (reavaliou) a sua vida, o que ele
pensava sobre a sua reputação, realizações, educação, nível social, linhagem, raça, e títulos, como ele comparou tudo isso com o seu novo relacionamento com Cristo? Vv. 7-9
1. Ele descobriu que as coisas do passado que era muito importante, “lucro”, não tinham tanto valor de verdade. (Vv. 7)
2. Ele concluiu que tudo que ele fez no passado que era valioso na sua mente, na verdade não era, era um lixo, sem utilidade alguma em comparação com “conhecer Jesus Cristo”.
3. Ele decidiu não confiar mais nas coisas da carne porque não trazem alegria nenhuma em comparação com a vida em Cristo.
4. Ele entendeu que a salvação vem só pela graça e fé na justiça de Cristo e não de alguma coisa que ele tenha feito. (Vv. 9)
D. Depois de reconhecer o valor de Cristo, qual foi a maior ambição de Paulo pelo resto da sua vida? Vv. 10-11
1. Ele queria conhecer Cristo num relacionamento íntimo.
2. Ele queria participar junto com Cristo em tudo que se passava na vida dele. Ele não procurava sofrimento, não era masoquista, mas quando acontecia de sofre, ele aceitava como uma maneira de se identificar com Cristo.
3. Ele queria ressuscitar e viver com Cristo eternamente.
APLICAÇÃO PARA NOSSAS VIDAS
A. Hoje em dia ainda temos que lidar com várias exigências que alguns impõem como algo tem que fazer e que não tem que fazer para se sentir bem sobre a sua vida espiritual – Exemplo;
1. Seguir o Velho Testamento (dízimo, Sábado, etc.)
2. A maneira se de vestir. (Cortar cabelo, usar batom, etc.)
3. O que você pode ou não pode comer e beber.
4. Quanto tempo você tem que orar, ler a bíblia, decorar versículos etc.
B. Assim como Paulo, você tem algo para se orgulhar? Algo na sua vida que você sente que é bom, que sabe e confia nisso para se sentir bem sobre a sua própria vida espiritual? De que forma essas coisas pode estar afastando você da confiança na graça de Cristo?
CONCLUSAO:
1. Será que a freqüência nos cultos e nos estudos Bíblicos – ajudando o próximo – a sua reputação – o tempo que você passa orando e lendo a bíblia – instrução teológica (aos pés de Gamaliel) – Raça – ritual – religião – etc.
2. Irmãos, quando confiamos na carne estamos substituindo relacionamento com Cristo por regras e tentando comprar a salvação.Não devemos sentir alegria na vida baseada em nossa performance porque estamos sempre falhando, por isso é bem melhor viver pela graça de Deus.
3. Podemos manter a alegria em nossas vidas quando:
a. Não substituímos regras e rituais pela salvação, pela graça, pelo relacionamento com Cristo.
b. Avaliamos como temos passado o nosso tempo nas atividades do dia a dia verificando se as coisas realmente são importantes ou não.
c. Mantemos Cristo como o foco da nossa vida para que possamos experimentar uma vida de alegria que o mundo nunca pode tirar de nós – Filipenses 3:1
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário