terça-feira, 14 de junho de 2011

Sermão - Djalma Dias

Artur Nogueira – 12/06/2011 / (Djalma Dias)



- IRMÃOS AINDA EXISTEM MUITOS ENSINOS QUE NECESSITAMOS PARA O BOM ANDAMENTO FISICO E ESPIRITUAL DA NOSSA VIDA.
- COMO SÃO MUITOS, VAMOS FALAR DE APENAS TRÊS:
1. A REA“ AINDA EXISTE ESPERANÇA”
LIDADE QUE TODO SER HUMANO TEM GRANDE “SEDE ESPIRITUAL” E QUE ESSA SEDE PRECISA SER SATISFEITA POR  UMA FONTE INESGOTÁVEL.
2. A NECESSIDADE QUE TEMOS DE SER TRANSFORMADOS POR UM PODER MAIOR DO QUE “ NÓS MESMOS”.
3. E O RECONHECIMENTO DA IMPORTANCIA DO DIALOGO CONSTANTE COM DEUS – ATRAVES DA ORAÇÃO.
 A) “ SEDE ESPIRITUAL “.
- UMA MULHER, JÁ RESGATADA DA PROSTITUIÇÃO DISSE NUMA PALESTRA ÀS ANTIGAS COLEGAS: EU JÁ ESTIVE NO LUGAR DE VOCÊS E SEI POR EXPERIÊNCIA QUE NO INTIMO DO CORAÇÃO DAS PESSOAS HÁ UM VAZIO QUE GOSTARIA FOSSE PREENCHIDO E UM AMOR VERDADEIRO A SER ENCONTRADO.    ERA ASSIM COMIGO ATÉ O DIA QUE ENCONREI  JESUS.  MINHAS AMIGAS, SE VOCÊS O CONHECESSEM COMO EU CONHEÇO, VOCÊS ENCONTRARIAM UMA VIDA SÃ, LIVRE E FELIZ. VOCÊS PODEM ACREDITAR, POIS JESUS PODE TIRAR QUALQUER UM DO ABISMO, ASSIM COMO ELE ME TIROU. ACEITE- O E ELE FARÁ DE VOCÊS NOVAS MULHERES.
- TERMINADA A PALESTRA, ALGUMA SE INTERESSARAM, MAIS A MAIORIA NÃO ATENDEU A MENSAGEM.
- MAS IRMÃOS, NÃO É ASSIM QUE ACONTECE ATÉ HOJE QUANDO TENTAMOS  PASSAR A MENSAGEM DAS BOAS NOVAS, DO EVANGELHO?
- IRMÃOS AQUELA MULHER FALAVA DA TRANSFORMAÇÃO DADA PELO SENHOR, QUANDO ACEITAMOS A SUA RENOVADORA PALAVRA E PERMITIMOS QUE ELE NOS TRANSFORME E NOS ESPELHEMOS NO SEU EXEMPLO PERFEITO.
- IRMÃOS NÃO TEM COMO FUGIR, TODO SER HUMANO PROCURA UM SIGNIFICADO PARA A SUA VIDA , UM CERTO DIA ELE SE PERGUNTA? PORQUE EU ESTOU AQUI?
- IRMÃOS, NINGUÉM POR LIVRE VONTADE QUE LEVAR UMA VIDA FUTIL, INUTIL OU SEM SENTIDO.
- MAS COMO E ONDE SACIAR ESSA SEDE ESPIRITUAL? QUEM PODE DAR SENTIDO A NOSSA VIDA?
- A RESPOSTA ESTÁ NUM EPISODIO BIBLICO COM O PRÓPRIO CRISTO. JOÃO 4: 7 A 14.
- COMO VIMOS CERTO DIA UMA MULHER SAMARITANA FOI TIRAR ÁGUA DO POÇO, JESUS QUE ALI ESTAVA, COM SEDE, PEDIU: DÁ-ME DE BEBER (VS.7), E A RESPOSTA DO VS.9 NÃO FOI NADA ANIMADORA, NEM AMISTOSA.
- E ASSIM TEVE INICIO O DIÁLOGO QUE MOSTRARIA, DEIXARIA TRANSPARECER A GRANDE NECESSIDADE ESPIRITUAL DAQUELA MULHER.
- IRMÃOS JESUS COMEÇOU A CONVERSA PEDINDO ÁGUA PARA SACIAR A SUA SEDE, E TERMINOU OFERECENDO A “SI MESMO”, APRESENTANDO-SE COMO O SUPREMO MANANCIAL DA VIDA.
- E A SEQUENCIA É CONHECIDA COM A MULHER CORRENDO PARA A ALDEIA, PARA CONTAR MARAVILHADA A SUA DESCOBERTA.
- IRMÃOS AS PALAVRAS DE JESUS MOSTRARAM A AQUELA MULHER – QUE EXISTE UMA NOVA FORMA DE VIDA- E QUE ELA PRONTAMENTE ACEITOU E NÃO SÓ ACEITOU COMO FOI DIVULGAR AOS SEUS PATRICIOS, DEIXANDO GRANDE LIÇÃO PARA NÓS QUANDO RECEBERMOS AS “BOAS NOVAS”.
- IRMÃO, NESSE MOMENTO DA SUA VIDA, QUAL É A SUA SEDE?   VOCE SENTE QUE TEM POR ACASO, AINDA, SEDE DE DEUS, COMO AQUELA MULHER?
- VOCE PERCEBE QUE ESTÁ NA HORA DE AJUSTAR!MUDAR, ALGUMA COISA NA SUA VIDA?
- SE VOCE FICOU EM DUVIDA, OU ACHOU QUE AINDA FALTA ALGUMA COISA, ENTÃO ESTÁ NA HORA DE VOCE SE APROXIMAR VERDADEIRAMENTE DE JESUS, CHEGUE MAIS PERTO DELE COM UMA “ ORAÇÃO SILENCIOSA “, CONTE A ELE O QUE ESTÁ ACONTECENDO NA SUA VIDA, CONTE O QUE O PREOCUPA NESSE MOMENTO.  ABRA O SEU CORAÇÃO E DEIXE O ESPIRITO SANTO PREENCHER TOTALMENTE ESSE VAZIO.
- PODE ACREDITAR, A PALAVRA GARANTE, QUE ELE DARÁ A VOCE – DA ÁGUA QUE ACABA COM QUALQUER FORMA DE SEDE -.
- SEU ENCONTRO COM JESUS FARÁ VOCÊ FELIZ E SERÁ RESPONSÁVEL POR SACIAR SUA “ SEDE ESPIRITUAL “.
- IRMÃO, JESUS NOS ALIVIA, LEVA PRA SI NOSSOS PROBLEMAS, E AINDA FICA FELIZ POR ISSO. ENTÃO VAMOS FAZER JESUS FELIZ!
- NÃO SE ILUDA COM OUTRAS ALTERNATIVAS, ELAS SÃO ENGANOSAS, POIS AS GRANDES NECESSIDADES DA ALMA, SÓ PODEM SER ATENDIDAS NA COMPANHIA DE CRISTO, OBEDECENDO E PRATICANDO SEU ENSINO.
- MAS, TAMBÉM, JESUS ENSINOU QUE PRECISAMOS IR ALÉM DESSE  ESTÁGIO, POIS AINDA NECESSITAMOS SER TRANSFORMADOS POR UM “ PODER SUPERIOR “, PARA QUE ALCANCEMOS UMA NOVA VIDA: OU SEJA: O FAMOSO, O NECESSÁRIO, O MUITAS VEZES RECUSADO: NASCER DE NOVO!
- JESUS TINHA O DOM DIVINO DE FALAR COM MULTIDÕES, MAS TAMBÉM NÃO ERA DIFERENTE QUANDO FALAVA COM UMA SÓ PESSOA.  E DESSA FORMA A BIBLIA RELATA O MARAVLHOSO DIÁLOGO QUE O MESTRE TEVE COM NICODEMOS, NO SILÊNCIO DA CALADA DE UMA NOITE. JOÃO 3:1-10  - IRMÃOS NICODEMOS SABIA QUE JESUS ERA O ENVIADO, O MESSIAS PROMETIDO, MAS COMO TODO HOMEM, AINDA TINHA ALGUMAS PERGUNTAS A FAZER:
 E QUANDO NICODEMOS CHEGOU, JESUS JÁ NOTOU!PERCEBEU A “NECESSIDADE ESPIRITUAL” DAQUELE HOMEM, E FOI DIRETO AO PONTO (V3) E CONTINUO FALANDO ATÉ CHEGAR AO VS.16, QUE FALA DA “VIDA ETERNA”.
- FORAM PALAVRAS TÃO PROFUNDAS QUE IMPRESSIONARAM O CORAÇÃO DE NICODEMOS, QUE IMEDIATAMENTE CAPTOU E FOI ENVOLVIDO PELA LUZ DIVINA, A MESMA LUZ QUE ILUMINOU SEU CORACÃO ATÉ O FINAL DOS SEUS DIAS.
- IRMÃOS, ASSIM COMO NICODEMOS VOCÊ AINDA TEM DUVIDAS?
- AINDA PRECISA OUVIR A VOZ ORIENTADORA DO ALTISSIMO PARA SABER O QUE FAZER DA SUA VIDA?
- ENTÃO NÃO PERCA TEMPO! AJA COMO NICODEMOS, VÁ ATÉ JESUS, APROXIME-SE MAIS DELE, COM OS SEUS ANSEIOS E DÚVIDAS, E ELE FORNECERÁ A VOCÊ A RESPOSTA SALVADORA. O ÚNICO REQUISITO É VOCÊ ABRIR TOTALMENTE  O SEU CORAÇÃO PARA O ESPIRITO SANTO HABITAR.
- NA LEITURA PERCEBEMOS QUE NICODEMOS COMEÇOU COM DÚVIDAS E INSEGURO, MAS ENCONTROU RESPOSTAS PARA SUAS DUVIDAS E CERTEZA PARA SUA VIDA, E A PALAVRA PODEROSA E AMIGA DE JESUS FEZ DE NICODEMOS UM NOVO HOMEM.  IRMÃOS NICODEMOS NASCEU DE NOVO !
- MAS IRMÃOS O QUE É NASCER DE NOVO? NASCER DE NOVO É UM DESPERTAR PARA A VIDA ESPIRITUAL ( É QUANDO ACORDAMOS ESPIRITUALMENTE E VEMOS QUE SOMOS INCAPAZES DE PROSSEGUIR SOZINHOS NOSSA JORNADA TERRENA.
- E A REGENERAÇÃO É O PROCESSO CRIATIVO DE DEUS QUE PERMITE AO HOMEM “ COMPREENDER E CUMPRIR “ AS COISAS ESPIRITUAIS.  1.COR.2:14
- MAS ESSA TRANSFORMAÇÃO SÓ É POSSIVEL SE NÓS PERMITIRMOS QUE O PODER DO ESPIRITO SANTO OPERE EM NOSSA VIDA, E ISTO É UM PRESENTE QUE JESUS NOS DEU.  TITO 3: 5 E 6.
B)“ PODER DA ORAÇÃO “
- QUANDO SOMOS TRANSFORMADOS/REGENERADOS PELO  ESPIRITO SANTO DE DEUS – NASCEMOS DE NOVO-, PRECISAMOS PROCURAR LEVAR UMA VIDA DE CONSTANTE CONTATO COM DEUS POR MEIO DA ORAÇÃO.
- QUANTO  MAIS PRÓXIMO DELE, MAIS SEGUROS ESTAREMOS !
- ISTO PORQUE A ORAÇÃO  É O “ OXIGENIO DA VIDA ESPIRITUAL “ E POR MEIO DELA DEUS PODE FAZER MUDANÇAS PROFUNDAS EM NOSSA VIDA.
- UM CRIMINOSO ESTAVA SENDO LEVADO PARA A CAMARA DE GÁS E NUM MOMENTO DE REMORSO FALOU: SE NAQUELA NOITE EU TIVESSE ORADO A DEUS NÃO TERIA COMETIDO ESSE CRIME HORRIVEL !
- AQUELE HOMEM ESTAVA CONVENCIDO DE QUE SE TIVESSE PROCURADO A COMPANHIA DE DEUS NAQUELE DIA, NÃO ESTARIA NAQUELA SITUAÇÃO.
- IRMÃOS E É MUITO FÁCIL ESTRAGAR O NOSSO DIA, SEJA ELE DE TRABALHO, DE RELACIONAMENTO COM PESSOAS, A PAZ DO NOSSO LAR, SE POR VENTURA PERDERMOS O CONTROLE.
- GERA CONSEQUENCIAS TRISTES ESSE DESCONTROLE QUE PODE SER PERFEITAMENTE EVITADO SE AO INICIAR O NOSSO DIA TIVERMOS PEDIDO EM ORAÇÃO A COMPANIA DO SENHOR, QUE ELE NOS ACOMPANHE, NOS PROTEJA, ORIENTE, ETC.
- IRMÃOS QUANTOS MALES PODERIAM SER EVITADOS E QUANTOS MAIS ATOS DE BONDADE SERIAM PRATICADOS AINDA COM MAIOR FREQUENCIA, SE IMITASSEMOS JESUS E PRATICASSEMOS O VALIOSO RECURSO DE FALAR COM NOSSO PAI CELESTIAL.
- PARA ISSO TEMOS O AVAL DE JESUS QUE NOS INCENTIVA, NÓS, SEUS DISCIPULOS, A BUSCAR A DEUS DE MANEIRA PRIVATIVA/ISOLADA – EM ORAÇÃO. MAT.6:6
- MAS JESUS ALERTOU TAMBÉM QUE A ORAÇÃO DEVE SER UMA PRÁTICA CONSTANTE EM NOSSAS VIDAS – MAS SEMPRE TOMANDO O CUIDADO DE QUE A PRECE NÃO SEJA TRANSFORMADA EM PROPAGANDA DA NOSSA ESPIRITUALIDADE, DO NOSSO EU, POIS DEUS NOS CONHECE EM DETALHES E TEM EXPERIENCIA EM SEPARAR O JOIO DO TRIGO.
- A VIDA DOS DISCIPULOS MUDOU DEPOIS QUE ELES APRENDERAM A ORAR, E ISSO ACONTECE AINDA HOJE CONOSCO. INVISTA NA ORAÇÃO! INSISTA NA ORAÇÃO!
- PROCURE CONVIVER COM O SENHOR DIARIAMENTE EM ORAÇÃO E DESFRUTE DOS BONS RESULTADOS, E SE VOCE ACHAR QUE UM PEDIDO ESTÁ DEMORANDO, REFORMULE SEU DESEJO COM HUMILDADE E CONFIE QUE DEUS DARÁ A MELHOR SOLUÇÃO.
- DEUS SEMPRE ESPERA PELO NOSSO CHAMADO, DEUS QUER SER INTIMO CONOSCO, ATRAVÉS DA ORAÇÃO.
- PORTANTO ACEITE O AMÁVEL CONVITE DE JESUS PARA QUE VOCE TENHA ESSA UNIÃO COM DEUS.
- MAS, LEMBRE-SE QUE ESSE CONVITE PARA ORAR SEMPRE A DEUS INCLUI: PEDIDOS QUE NOS FORTALECAM NO NOSSO DIA/DIA, ASSIM COMO: CRESCIMENTO DA NOSSA FÉ, RESISTENCIA A MALDADE/PECADO, A HARMONIA DO NOSSO LAR, E PRINCIPALMENTE QUE ESSAS ORAÇÕES SIRVAM PARA FORTALECER NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS.
- FAÇAM ISSO IRMÃOS, É GRATUITO, POIS O PREÇO JÁ FOI PAGO POR NOSSO SALVADOR JESUS.

Apocalipse Aula 15

Artur Nogueira – 12/06/2011 / (Adonias dos Reis)

V.    As sete mensagens – 2-3

4.  Condenação 2:4

a.  Imagine todos presentes no culto e alguém lê como de costumes...(Vv.4). Alguém poderia dizer... “Não poderia dizer isso de uma forma melhor?” Você já conheceu pessoas que aparentavam estar perfeitamente saudável, mas morreu de repente? Você perguntou o quem foi e alguém diz... Infarto fulminante. Morreu do coração.

b.  Espiritualmente, a igreja em Éfeso parecia saudável. Ela
estava trabalhando para o Senhor, seguia a sã doutrina, mas tinha uma deficiência fatal: um coração doente. A palavra significativa na afirmação de Jesus é “primeiro”: “…abandonaste o teu  primeiro amor”.

c.   Para compreender o termo “primeiro amor” pense em você e o seu primeiro amor, como você descreveria ele? “intenso”, “entusiasta”, “exagerado”. Pensando na área espiritual, pense em quando você se tornou cristão. Você se lembra de como ficou alegre quando foi batizado? Você se lembra de como você gostava dos cultos de adoração? Como reagia bem às oportunidades para ajudar os outros? Lembra-se de como ansiava por partilhar a fé? Como você descreveria o seu amor nessa fase? É provável que palavras como “intenso”, “entusiasta” e “exagerado” apliquem-se bem aqui.

d.  Será que o amor conjugal ou o amor no nosso relacionamento com Deus se mantém automaticamente em sua intensidade e intimidade? Você sabe que não. Você já viu o que acontece num casamento: um casal começa a vida a dois com um amor ardente, depois, com o passar do tempo, a chama arde cada vez menos, se não for reacendida com bombons, flores etc.. (rssrs).


e.  O casal pode até continuar se comportando do mesmo jeito: a mulher tenta ser uma boa esposa e o homem cuida da família, mas está faltando aquela chama. Eles estão só “simulando” um bom relacionamento; o casamento se tornou uma rotina.Também podemos perder a intensidade e a intimidade na vida espiritual. Numa bela manhã, podemos acordar e ver que nossa vida espiritual se tornou um hábito, que os nossos corações não estão nele, que obedecemos mais pelo senso de dever do que por amor.

f.  Isso preocupou Jesus, Ele disse: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor”. Se Jesus estava preocupado com isso, então nós também devemos nos preocupar. A razão para a preocupação do Senhor encontra-se no versículo seguinte.

g.  Lembre-se do seu primeiro amor, você vai precisar se lembrar dele pelo resto de sua vida.

5.  Advertência e ameaça 2:5

a.  Vv. 5 - O candeeiro simboliza a própria congregação (1:20). O simbolismo de Jesus removendo o candeeiro significa então que a congregação poderia deixar de existir. Um coração em estado grave, sem tratamento, morre, isso se aplica ao corpo humano, ao casamento e a uma congregação. E também se aplica às nossas almas. Jesus não deu aos efésios só o Seu diagnóstico, mas também deu a Sua prescrição médica. O remédio de Jesus para problemas cardíacos era (e é) tríplice:

1.  Recordar – Em primeiro lugar, a memória deve ser usada: “Lembra-te, pois, de onde caíste…” (v. 5a). Quando aconselhamos um casal com problemas conjugais, parte da ajuda é lembrar dos primeiros dias do relacionamento deles: a primeira vez que se viram, o primeiro encontro, o primeiro beijo, o momento em que ele a pediu em casamento, e assim por diante.  
Perguntamos como se sentiram sobre cada lembrança para que o relacionamento deles seja restaurado, lembrando o que viram um no outro, por que quiseram se casar, o quanto se amava etc.

Da mesma forma, quando alguém abandona seu primeiro amor espiritualmente, precisa se lembrar dos seus primeiros dias como cristão. Precisa se lembrar da empolgação e do entusiasmo daqueles dias. Além disso, precisa recordar o que o Senhor fez por ele quando o salvou do pecado.

2.  Arrepender-se – Aqui é preciso que haja vontade: “…arrepende-te” (v. 5a). Arrependimento é mudança. Voltando ao aconselhamento, os casais que estão tendo problemas conjugais, precisam decidir mudar, se não quiserem, nada vai acontecer.

O arrependimento baseia-se na reflexão e resulta numa resolução — neste caso, uma resolução de fazer tudo o que for possível, com a ajuda de Deus, para recuperar o primeiro amor.

3.  Repetir – Finalmente, força e habilidades devem estar envolvidas: “…e volta à prática das primeiras obras” (v. 5c). À principio parece estranho, porque eles não tinham parado de trabalhar por Ele (2:2, 3). Por que, então, Jesus lhes disse para “voltar [em] à prática das primeiras obras”?

Mais uma vez, a palavra chave é “primeira”: “…e volta à prática das primeiras obras”. Eles ainda estavam fazendo obras, mas não estavam fazendo as obras que faziam logo que foram convertidos.

Como as obras que estavam sendo feitas pela igreja eram diferentes das “primeiras obras”?

Talvez fosse o tipo que chegava mais cedo para as reuniões com um sorriso no rosto – Trocava visitas com o máximo de irmãos possível – Dizia a todos que encontrava sobre Jesus – Procurava oportunidades para ajudar – Aceitava qualquer desafio para servir – etc.

Talvez com o passar do tempo, essas “primeiras obras tenha ficado só na lembrança e o nosso compromisso, nosso cristianismo tenha esfriado. Para recuperar seu primeiro amor, os cristãos efésios precisavam voltar a praticar as primeiras obras.

Quais obras você precisa voltar a praticar hoje?

6.  Exortação 2:7a

a.  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” (v. 7a). Em outras palavras, Ele estava dizendo: “Dirigi esta carta à congregação, mas estou realmente falando com vocês individualmente. Cada um de você precisa fazer uma aplicação pessoal”.

b.  Jesus disse que os olhos iluminam o corpo, ficamos na escuridão ou na luz baseado no que vemos, aqui ele propõe que o ouvido é o órgão de discernimento espiritual. É mais ou menos assim... “se a carapuça servir, então coloca”. Era para os Efésios, mas se a carapuça servir para nós, então devemos colocar também.

7.  Promessa 2:7b

a. “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” (v. 7b). Jesus havia advertido os cristãos em Éfeso que, a menos que alguma coisa mudasse, a morte espiritual os aguardava.

b.  Aqui Ele estava prometendo que, se reagissem, se mudassem, teriam vida espiritual eterna. Milhares de anos antes, a humanidade perdeu o direito à árvore da vida por causa do pecado (Gênesis 3:24). Para comer da arvore da vida um dia, eles deveriam voltar aos primeiro amor.


c.   A palavra “vencedor” neste versículo provém da forma verbal da palavra grega para “vitória” significa ser vitorioso nas circunstâncias em que o indivíduo se encontra. Nesta carta, refere-se à recuperação do vigor e da vitalidade do primeiro amor dos efésios necessárias para vencer as dificuldades que estavam enfrentando. Perseguição.


d.  Comer da arvore da vida é lá no céu, muitos morreram em meio as dificuldades em se manter fiel a Deus, mas foram vitoriosos e irão comer da arvore da vida.

e.  Muitos não comerão lá porque não terão vitória e não terão porque não esta lutando, esta deixando a vida levar. Você esta lutando? Quais são as suas lutas? Se você não aceita os desafios para crescer, não busca apoio para vencer e travar as lutas contra o pecado etc. Não terá uma vida eterna no paraíso para comer da arvore da vida, porque lá somente terão os vitoriosos desta vida aqui.

f.   Irmãos! Esta vida não é um mar de rosas e nunca será. Se você veio pensando assim, você não entendeu o evangelho de Cristo. Vida boa é lá no céu, mas precisamos chegar lá primeiro. Essa vida vai te matar!


g.  Porque Jesus nos chamaria para estar prontos para morrer se morrer não fosse uma opção? Talvez por isso temos a tendência de fugir das nossas responsabilidades, por que não queremos morrer. Literalmente muitos morreram “sendo” um Cristão, não como um cristão.

Conclusão

Segundo os registros históricos, a igreja em Éfeso continuou existindo por muitos anos, uma força para o bem na província romana da Ásia. Gosto de pensar que isto significa que a congregação levou a sério a advertência de Jesus, pelo menos por um tempo.

A carta a Éfeso uma das mais instigantes, pois ela nos obriga a olhar para as nossas motivações no serviço do Senhor. Por que vivo como vivo?  - Sirvo a Deus porque faço isso há tanto tempo que se tornou um hábito? – Adoro por causa de um senso de dever? – Ajudo outros para que as pessoas me louvem? ou obedeço aos mandamentos divinos porque amo a Deus e a Sua causa?

Nenhum problema espiritual é tão difícil de ser detectado quanto um coração doente, mas nenhum problema espiritual é tão prejudicial a nossa saúde espiritual quanto esse. A carta à igreja de Éfeso anuncia que esta na hora de ir ao Grande Médico fazer um check-up sério!

É possível que você tenha abandonado o seu primeiro amor? Se isto aconteceu, hoje é o dia de começar a reacender a chama de amor que está enfraquecida no seu coração — antes que seja tarde demais!

Reuniao de Casais

Artur Nogueira – 11/06/2011 / (Adonias dos Reis)


FÁMILIA, UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE.

Uma Porta Para Intimidade

I. AJUDANDO SEU FILHO A INDENTIFICAR EMOCÕES DOLOROSAS.
1.    A criação de filhos é realmentre uma aventura, quem pudessemos ter um maual, um guia para ajudar nessa tarefa dificil e nao cometer erros, mas isso não é possivel, embora tenhamos alguns recursos, precisamos usá-los.
2.    A carta aos Efésios oferece alguns conselhos saudáveis aos pais que ajuda a nos orientar. "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem" (Ef 4:29). Talvez isto seja ainda mais verdadeiro ao se tratar de aprender como lidar com sentimentos dolorosos.

Toc, Toc, Toc... Quem Está Aí?

1.  Precisamos aju­dar nossos filhos a abrirem a porta de suas emoções para que se possamos identi­ficar e ajudá-los a lidar com elas.
2.  O que eu quero dizer é que enquanto nao damos nomes às nossas emoções,  jamais teremos domínio sobre elas.
3. As crianças não nascem com essa habilidade, elas não sabem dar nomes aos sentimentos, ou seja, é nossa tarefa ensiná-los. É preciso que elas consigam distinguir os diferentes tipos de emoções.

“É O MEDO”

1.  Todos as crianças têm med e dependendo da idade da criança, certos medos são bem previsí­veis... medo do escuro, monstros debaixo da cama, de animais etc.

2.  É importante ensiná-los a lidar com eles porque se não eles se tornarão destrutivos e atrapalhar o processo de crescimento. Então, corno ajudar seu filho a lidar com seus medos?

a.  Ajude-o a identificá-lo – “Acho que você está assustado. Sabe, não é nada de mais a pessoa se sentir assustada. É comum que as pessoas tenham medo de vez em quando. Eu mesma tenho os meus."

b.  Equilibre seus medosDizer coisas como "isto é a coisa mais ridícula que já ouvi. Você já está velho demais para ter medo. Não aja feito um bebezinho" é totalmentre con­traproducente e só vai fechar a porta para o diálogo.

Exemplo: Se uma criança tem medo de tempestade, pode dizer: "Sei que você tem medo de tempestades. Parece mes­mo uma coisa muito ruim, não é? Mas é só o barulho que as tempesta­des costumam fazer e o homem da previsão do tempo disse que isso só deve durar mais ou menos urna hora. Sua mãe e eu estamos aqui com você, e não vamos deixar que nada lhe aconteça. Que tal se eu lesse alguma daquelas histórias de que você gosta mais, agora, enquanto a chuva não passa?"

“É A TRISTEZA”

1.   Ninguém está livre da tristeza, nem mesmo Jesus. Sempre brincamos sobre João 11:35, quando se trata de escolher um versículo da Bíblia para decorar, por ser ele o mais curto de todos: "Jesus chorou." A realidade é que isto é muito profundo. Jesus sentiu uma tristeza imensa com a morte de seu amigo Lázaro e a increduolidade daquelas pessoas.

2.  Tristeza talvez seja a mais dolorosa de todas as emoções e faz parte do crescimento porque é evidencia de alguma perda e significa que esta deixando para trás algo para ganhar uma passo a frente em seu crescimento.

Aqui cabe uma explicação, a depressão infantil não é a mesma coisa que tristeza. Uma combinação de tristeza, raiva e ansiedade permanece por mais tempo e é mais prejudicial e temn que ser tratado por profissional da area.
3.  As inevitáveis feridas e crueldades da vida marcam uma criança da mesma forma como marcam o adulto. É preciso apren­der a lidar com isto como parte do crescimento, mas dificilmente se ensina isso à criança.
4.  Estas são algumas das perguntas que as crianças fazem com relação à solidão da tristeza:
"Será que alguém sabe que eu estou triste?"
"Será que alguém mais esta triste?"
"Será que vou ficar triste toda vida'?"

5.  Essas perguntas têm de ser respondidas. Muitos pais acabam aplicando corretivos, dando conselhos, apresentando fatos ou tentando afastar a tristeza. Enquanto a maior necessidade é a de consolo. Mateus 5:4 - Sentindo-se conso­lada, a tristeza da criança vai embora e ela será abençoada.

6.  Consolar uma criança em sua tristeza requer vários passos: Deve permitir que a criança se sinta triste e ofereçer a ela esperança.

“É A CULPA”

1.  No campo da saúde mental, culpa ganhou uma fama muita má. Os primórdios da Psiquiatria ensinaram que a culpa foi a pior coisa lançada sobre a humanidade pela religião: uma idéia propagada e nutri­da por, entre outros, Sigmund Freud.

2.  É claro que alguns usam isso para manipular ou outros por enxergar a úni­ca forma de motivar certas pessoas a fazerem alguma coisa. Mas há uma culpa verdadeira que que sempre nos leva a restaurar nosso relacionamento com Deus e as pessoas através da confissão e de perdão.

3.  A Primeira Carta de João (1:9) promete que "... se confessarmos os nos­sos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos puri­ficar de toda injustiça." O propósito da culpa verdadeira é sempre levar de volta à restauração da relação através da confissão e do perdão, quer seja entre nós e Deus, quer entre pais e filhos.

“É A RAIVA”

Tudo bem se uma criança tiver raiva? Tudo bem se o seu filho tiver raiva? Todos nós já dissemos ou alguém já nos disse, quando éramos crianças “pare com isso, nao seja infanti etc. Invez de prmitir e ajudar a expressar a raiva.

II.   NOSSOS FILHOS, NOSSOS DISCIPULOS MAIS QUERIDOS.
1.  João estava trabalhando demais, tanto ele como a esposa Maria. Não havia desentendimento quanto a isto, quatorze, dezesseis horas por dia, e assim ia. Ele estava sempre na igreja ou visitando or irmãos, dando aulas.
2.  Conversando com um amigo, irmão, ele viu que no trabalho chegava a exautão, no discipulado na sua congregação, mas enquanto isso, seus mais ca­ros discípulos, os próprios filhos, esperavam que o pai voltasse para casa.
3.  João não é o único. Ele representa muitos pais e mães que se sentem incapazes de lidar com seus próprios filhos e colocam sua energia para a edificação da vida de outros em primeiro lugar, deixando o resto para os de casa.
4.  O significado da palavra discípulo é: "aprendiz, aquele que é ensinado, um seguidor". O objetivo de Cristo foi dar toda Sua vida por Seus discípulos. Amor e disciplina devem andar juntos e cada um dos pais tem de se envolver com eles.
5.  Quando a disciplina é aplicada num clima onde não há  intimidade a criança vai crescer com ressentimentos dessa disciplina (e dos disciplinadores).
6.  O que fará germinar a raiz de amargura. A imagem que ela terá será a de que "há um estranho que parece entrar em minha vida nos momentos em que faço alguma coisa errada, e que me aflige, impondo-me castigos, o que me magoa muito." É muito provável que não haja uni modo mais rápido de seprovocar a ira em uma criança (Ef 6:4) do que discipliná-la sem amizade.
7.  Intimidade e instrução leva tempo.  Elas precisam ser treinadas (em como fazer) e o melhor  treinamento se dá através do seu exemplo! Sua maneira respeitosa de falar, como ajuda aos outros nas tarefas domésticas, como se mantém amável mesmo quando provocado. Muitos afazeres reque­rem "mãos à obra" na hora de ensinar.
8.  A Bíblia chama isto de a lei da colheita. O homem colhe aquilo que semeia. Ela fará o que for ensinada.  Seus filhos colherão aquilo que vocês plantaram, agora e pelas gerações que hão de vir.

POR QUE OS FILHOS NÁO SE COMPÓPRTAM BEM? PROCURE AS CARÊNCIAS POR BAIXO DOS FATOS.

1.  Ao explicar o mau comportamento dos filhos, algumas vezes os pais os descrevem como "estragados", "mimados" ou "ruins". Estes rótulos saem facilmente da boca de pais frusrados. Em lugar de ver mudanças de comportamento, esses rotulos acabam deixando os filhos ressentidos e desencorajados

2.  UMA DICA SOBRE EDUCAÇÃO: DISCIPLINE... NÃO CASTIGUE

3.  Nosso filho requer um investimento de tempo para discernirmos as razões que se escondem por trás do mau comportamento. Vamos falar 3 (três) motivos para isso:
PRIMEIRO – CARÊNCIA DE ATENÇÃO
1.  Todas os filhos precisam de atenção. Eles tentam, de toda forma, Chamar a atenção dos pais com agrados, mas se não conseguem, podem tentar de outro modo, irritando os pais. Na ca­beça de um filho, é melhor chamar a atenção dos pais se portando de forma errada do que ser ignorado.
2.  A melhor coisa é começar a prestar mais atenção no bom comportamento  e ignorar as más atitudes.
SEGUNDO – NECESSIDADE DE SE SENTIR MAIS SEGURO

1.  É desencorajador para um filho se sentir sem poder, Algumas vezes um filho tenta sentir seguro dizendo coisas tipo "você não pode me obrigar "o " eu vou se eu quiser".

2.  A melhor forma de tratar uma disputa de poder com seu filho é sair fora. Manter a calma e pedir para cooperar com você. Brigar com um filho só aumentará a necessidade de poder, e não resol­ve nada!

3.  Uma aproximação útil se consegue com resposta afirmativa, com brandura. "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira" (Pv 15: 1).

TERCEIRO – DOR / RAIVA NÃO SANADAS
1.  Algumas vezes os filhos sentem-se tão desencorajados e feridos que chegam a duvidar de serem amados. Quando isto acontece, eles podem ferir as outras pessoas da mesma forma que sentem que foram feridos. Os pais devem estar prevenidos sobre isto, eles não são necessaria­mente a causa deste comportamento... a ferida pode haver sido causa­da por um colega de escola. Acontece que o lar é sempre o local mais seguro para se descarregarem os sentimentos.

2.  Evite criticar, punir ou dar o troco, neste momento é hora de discutir a verdadeira causa da ferida. Embora nem sempre seja culpa dos pais que os filhos tenham mau comporta­mento, os problemas podem piorar se os pais não tentarem compreen­der as necessidades e os sentimentos dos filhos e responder como adul­tos!
CONCLUSÃO: JESUS PASSOU POR CIMA DE NOSSAS FALTAS E VIU AS NOSSAS NECESSIDADES.

1.  São várias as ocasiões, no Novo Testamento, em que Jesus enxerga além das faltas individuais (os erros) e se concentra no âmago da ques­tão: as necessidades. Lembra de  Zaqueu, o coletor de impostosW Costumava a roubar, mentir e trapacer seus compatriotas enganando as pessoas.

2.  Ele ouviu dizer que Jesus estava chegando à cida­de, subiu numa árvore alta para ter urna visão melhor (porque era baixote). Então Jesus parou e olhou para ele e disse "Você aí, seu ladrão mentiroso e trapaceiro! Desça daí e pare com isto!" (NÃO) Jesus sabia muito bem o tipo de pessoa que Zaqueu era, mas preferiu ver adiante, dentro da questão maior, o cerne do problema.

3.  Tente imaginar o que se passou na cabeça de Jesus: "Aposto que este coletor de impostos solitário, rejeitado, excluído da sociedade pre­cisa de atenção." Assim. Jesus proferiu uma das frases de maior aceita­ção e afirmação que se poderia dizer a alguém na cultura da época:

4.  "Desça já daí, Zaqueu, porque eu vou à sua casa hoje." Ele ia entrar na casa de Zaqueu e partir o pão com ele. Naqueles tempos, partir o pão com alguém tinha um significado muito maior do que "aqui está urna fatia para você e uma para mim". Eles comeram da mesma panela. A implicação era esta: "Eu vou à sua casa hoje, e nós vamos partir o pão juntos, vamos comer da mesma panela." Foi este o motivo pelo qual Jesus se meteu em tamanha confusão, tantos problemas...a realidade é que Ele comeria com publicanos e pecadores.

5.  A beleza da história está no que aconteceu, Ele mudou, radicalmente! A Bíblia diz que Zaqueu, de­pois de haver estado com Jesus, sentiu o desejo de devolver tudo o que havia roubado, quatro vezes mais. Queria dar aos pobres metade do que possuía.

6.  O comportamento de Zaqueu mudou porque Je­sus não se prendeu às suas faltas, mas atentou para suas carências?

7.  Ao enfrentar as situações do dia-a-dia e tiver de tomar decisões, pergunte-se... "Que Jesus faria?"
"Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida." (Tg 1:5).