segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sermão - Adonias

AFASTANDO-SE DA CONTAMINAÇÃO
Gênesis 19:1-11

INTRODUCAO:


1.  
Houve uma força tarefa voltada a socorrer varias vitimas caídas em um abismo numa estrada e alguns estavam pensando em construir um hospital, pronto socorro, algo próximo para as pessoas serem atendidas rápidas. Até que alguém deu a grande idéia de colocar uma placa, sinalizar bem e indicar o perigo.

    2.  É ridículo, mas quantas vezes vemos isso em outras áreas da vida. Invés de gastar energia, tempo, planejamento na prevenção, se gasta na correção. Na área espiritual não é diferente, invés de gastar tempo nas escrituras para aprendermos a maneira certa de viver, acabamos sempre tendo que lidar com as conseqüências e buscando remediar os acidentes nas estradas das nossas vidas.

I. ADVERTENCIA DE CONTAMINACAO ESPIRITUAL

1. Levítico 20:22-26. Os Israelitas já tinham sido avisados para não se envolverem com os países ao redor deles, mulheres e seus deuses.  Depois de um tempo veio Salomão, ele teve tanto dinheiro e poder que achou que a advertência era para os outros, teve 700 mulheres e mais 300 concumbinas e elas trouxeram grandes problemas para ele e por fim acabou adorando até outros deuses – I Reis 11:1-6.

2.  Levítico 19:19. Porque Não? Em II Coríntios 6:14-15 fica mais claro. A idéia de não se juntar é de não se envolver com coisas que podem contaminar nossa vida que esta dedicada a Deus.

3.  Provérbios 20:19. Bom conselho! Quantos de nós já fomos machucados por se envolver com gente assim?

4.  Provérbios 22:24-25. Mexer com violência nos leva a contaminação, do nosso corpo físico e também do nosso espirito.

5.  I Coríntios 5:11-12 – I Coríntios 15:33. A advertência é que até pessoas fortes na fé podem cair.

6.  A palavra de Deus é verdadeira, certa e sagrada, suas palavras podem nos levar para fora desse mundo de escuridão, da dúvida e do medo e nos levar para dentro do mundo da alegria, amizade, onde existe vida eterna – Precisamos ouví-la para prevenir os acidentes em nossas vidas. Vejamos o caso de Ló:


II.     O EXEMPLO DA CONTAMINAÇÃO DE LÓ

A.     Gênesis 19:1-11 – Que cena!!!

1.  Lembram de Ló? Como ele foi convivendo com seu tio, aprendendo a fazer negócios, a se relacionar com as pessoas, família? E Abraão cada vez mais sucedido e Ló aprendendo com ele como era de costume, mas Ló se esqueceu que o segredo, que a fonte de todo o sucesso vinha do seu andar com Deus, da orientação Dele.

2.  Quando ele foi para Sodoma, ele quis dar um passo à frente para o sucesso, ele quis melhorar seu padrão de vida ao invés de melhorar seu relacionamento com o Senhor e com isso ficou vulnerável as tentações.

3.  Ló investiu a sua vida, o seu tempo, o seu dinheiro, a sua família, tudo por causa das suas expectativas de sucesso e em Sodoma caiu e quebrou a cara feio!

B.    Ló sabia do perigo, mas quis fazer do seu jeito – 13:13.

1.  Ló teve a luz do Senhor para brilhar e para as pessoas verem quem era Deus, mas ele usou essa luz para ter mais sucesso e iluminar a si mesmo. Ou seja, com a hospitalidade, generosidade, dentre outros dons que Deus havia disciplinado o seu povo, Ló usou isso para ganhar prestigio ao invés de remeter tudo isso a Deus.

2. Sempre fazemos isso também, nos tornamos pessoas melhores com Cristo, mais responsáveis, trabalhadores, honestos, sensíveis, seguros, e com isso as as pessoas vêem e ficam admiradas porque normalmente não conhecem pessoas como os discípulos do Senhor. Aproveitamos dessa situação para fazer brilhar a nossa luz ou a luz do Senhor e trazê-la á Cristo?

C.    Ló atende os moradores de Sodoma na porta.

1. Voltando a Gênesis 19, dá arrepio de pensar nessa cena, a bíblia ensina que homossexualismo é uma perversão, mas hoje virou subcultura e quem não aceita é preconceituoso, desde lá já tinha isso e lá fora Ló teve uma idéia, dar as duas filhas deles para serem abusadas e assim proteger os estrangeiros que estavam em casa.

2. Cristãos podem participar de organizações neste mundo, clubes, associações, manter relacionamentos, mas na hora de tomar decisões radicais precisam ver que não é deste mundo, que são estrangeiros e nada nesse mundo tem valor maior que a sua comunhão com Deus. Os anjos disseram para Ló sair rápido porque Deus iria cumprir a promessa que fez a Abraão de destruir a cidade. E o fez, destruiu Sodoma.

III.   TRÊS GRANDES LICOES PARA APRENDERMOS

A.     Convicções devem ser firmadas na presença de Deus

1.  Convicções que são firmadas diante dos homens serão modificadas no momento da pressão. Nossas convicções devem ser construídas com base no desejo de agradar a Deus e no compromisso de ficar firme por causa Dele.

2.  Precisamos tomar o cuidado de não impor um padrão de conduta para nossos filhos que agrade a nós, porque em algum momento da vida eles estarão fora de casa e vão agir com as suas proprias convicções.

3.  Hoje você pode exigir porque eles dependem de você e vão obedecer, mas chegará o tempo (e para muitos já chegou) em que você já fez a sua contribuição e agora só podem orar e esperar se vão agir conforme foram ensinados.

B.    Convicções omitidas em casa, não são assumidas na rua.

1. Cercar os filhos para não verem o mundo é complicado, um dia vão conhecer de qualquer jeito e não teremos controle sobre isso, o caso é vaciná-los espiritualmente contra essas contaminações.

2. Precisamos respeitá-los pelas suas escolhas e ajudá-los a pensar em escolhas melhores enquanto estão em casa porque na rua vão ser exatamente o que realmente são.

C.    Convicção deve ser entendida e vivida pessoalmente.

1. Cada um tem que viver a sua vida, se você trouxer a convicção dos seus Pais, maridos, esposas ou das pessoas que te ensinam a bíblia e colocá-las na sua vida, não vai agüentar a pressão das tentações. Se não for convicção sua, na hora “H” você não terá uma para usar, saberá um monte de coisas, mas agirá em cima das suas próprias convicções do que adquiriu enquanto estava aprendendo sobre a vida em casa e com irmãos na igreja.

3.  As filhas de Ló depois desse susto embebedaram o Pai e tiveram relações com ele, seus descendentes se tornaram os maiores inimigos do povo de Deus, os Moabitas e os Amonitas.

Conclusão:

1. Precisamos tomar cuidado para não sermos contaminarmos com esse mundo, estamos aqui somente de passagem, nossa morada é lá no céu. Mas vivemos em um mundo onde temos que interagir com pessoas e sistemas que não são dirigidos por Deus, que não são bons, e que nos tira da presença de Deus e juntando com as nossas tendências humanas de pecar fica então mais difícil.

2. Vamos aprender com o exemplo de Abraão e Ló – Não há maior valor do que viver na presença de Deus e lembre-se que você vai precisar das suas convicções contra as tentações, nesse caso será você e Deus.

3.  Como anda as suas convicções sobre sua vida espiritual? Porque você faz o que você faz? Que possamos agir mais como Abraão e aprender com os erros de Ló.

    Que Deus nos Abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário