Artur Nogueira – 16/01/2011 / (Adonias dos Reis)
Introdução ao Livro de Apocalipse
PARTE 1
1. Eu estou meio apreensivo em iniciar essas aulas sobre o livro de apocalipse, primeiro motivo é a expectativa da participação dos irmãos nessa aula e depois a aceitação do curso. Não sei se todos aqui estarão interessados nesse assunto. Independente dessa aula dominical aqui muita gente “não se interessa” pelo Livro de Apocalipse, provavelmente é o livro menos lido do Novo Testamento — Apesar de ser o único livro da Bíblia que traz em si uma bênção para quem o lê e estuda (1:3).
2. Muitos motivos podem ser apresentados para Apocalipse não ser um dos livros favoritos dos Cristãos e muitos não gostarem de ler: Para vocês terem uma idéia Martim Lutero tentou tirar da bíblia, achou que era esquisito, que não era atingível, mas muitos aproveitaram deste livro e foram abençoados e somos também quando compreendemos o sentido da mensagem de Apocalipse.
a) As pessoas ficam confusas com ele. Diferente de outros livros do Novo Testamento, a maior parte dos ensinamentos de Apocalipse não está na superfície do texto para os leitores assimilarem e usarem e também, ele está repleto de palavras e imagens incomuns. Temos de reconhecer: Apocalipse é um livro estranho.
b) Alguns são contra por causa de como é ensinado. Para essas pessoas o livro se tornou um parque de diversões por causa dos sensacionalistas que fizeram um plano de guerra para os perturbados e loucos. Pregadores de televisão não pensam duas vezes em proclamar como as profecias apocalípticas predizem e concordam com as suas manchetes. Líderes religiosos excêntricos declamam trechos de Apocalipse como se fossem seus gritos de guerra.
c) A maioria das pessoas sente-se intimidada por ele. O leque de interpretações tem convencido os leitores de que “é possível fazer Apocalipse dizer o que você quiser” e que é basicamente impossível entender sua mensagem.
3. Quando eu lecionei a primeira vez em 1997 observei que havia muita polemica e muitos professores não concordavam entre si sobre muitos assuntos tratados em Apocalipse. Então respeito todos os irmãos e vou propor umas idéias aqui que vai te fazer pensar e pesquisar até ter a sua própria convicção.
4. Eu vou tentar conduzir você para uma viagem pelo Livro de Apocalipse e gostaria de te mostrar uma visão lógica e sensível do livro, de modo que o torne compreensível e prazeroso para se estudar. Espero também despertar o seu interesse. É lógico que eu, você não temos que saber ou entender Apocalipse para ir para o céu; mas uma coisa é certa, se não aprendermos…
a. …perderemos a bênção prometida por ele (1:3).
b. …perderemos uma oportunidade de aprender mais sobre Jesus. (Ele é a figura central
de cada seção do livro.)
c. …perderemos o clímax da Bíblia. (Os outros sessenta e cinco livros conduzem a este
último.)
d. …perderemos a instrução que pode nos ajudar a encontrar o sentido da vida. (Embora as
aparências pareçam mostrar o contrário, Deus ainda está no controle.)
e. …perderemos o encorajamento que pode nos ajudar a resistir em tempos de dificuldade.
(Deus fará tudo acabar bem.)
f. …permaneceremos incapaz de ajudar aqueles que estão atolados em suas percepções
e entendimento sobre a bíblia, principalmente no Livro de Apocalipse.
g. …estaremos vulnerável também a essa especulação — especulação que corrompe a
igreja e tem feito os cristãos se desviarem.
5. Conta-se que um famoso pregador norte-americano, quando era ainda um jovem leu um comentário sobre Apocalipse e afirmou decididamente: “Este escritor está totalmente certo!” Depois, ele leu um comentário com uma perspectiva diferente e concluiu: “Este homem está totalmente certo!” Depois de ler um terceiro comentário, ele disse: “Não, este é o autor que entendeu de fato o livro”. Depois disso, ele leu vários outros comentários até que, segundo contam, disse: “Não acho que seja preciso entender o Livro de Apocalipse para se entrar no céu”, e o deixou de lado. Não sei se esta história é verdadeira, mas sei que muitas pessoas, atualmente, têm a mesma atitude em relação ao Livro de Apocalipse.
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