sexta-feira, 13 de maio de 2011

Apocalipse Aula 7

Artur Nogueira – 27/03/2011 / (Adonias dos Reis)


I.        Prólogo das visões – 1:1-3


Como em todas as cartas há sempre uns dizeres no inicio para criar um contexto para os leitores, os primeiros 3 versículos foi assim também no apocalipse. Esses primeiros versículos podem ajudar a entender todo o resto da carta. Sempre que estudamos um livro paramos um pouco nos primeiros versículos para ver o contexto, ver o ponto de vista de quem escreveu e outras informações necessárias. Neste caso já vimos uma parte interessante, mas vamos ver outros detalhes relevantes também.

A.   A fonte das visões.

1.  Já vimos que foi entregue por quem? (Jesus) e para quem? (João). Veja que quem deu esta mensagem foi o Pai, Ele foi a fonte de todas as visões e Jesus entregou ao anjo que entregou para o João que anotou tudo ou pelo menos quase tudo e enfim enviou as sete igrejas na Ásia menor e nós estamos atrás dos ombros dos irmãos dessas igrejas olhando para ver o que veio para eles.

2.  Agora precisamos ver que a mensagem é divina e foi sendo traduzida e repassada de linguagem em linguagem e as igrejas entenderam algo com isso. A forma como as pessoas veem o que esta escrito não é divino, mas a mensagem sim, é integra, confiável e verdadeira.

3. João estava lá em cima de uma pedra no mar Egeu e talvez pensando... eh! Já mataram Paulo, Pedro, estou fiel ao Senhor e daí, o que valeu tudo isso? Hoje é domingo, o dia do senhor, não posso estar com irmãos para adoração e quantos deles será que irão morrer hoje?

4.  Será que hoje é a minha vez também? E de repente ele ouve uma voz e cai duro no chão de tanto pavor. Não sabemos se foi nítido, claro, mas sabemos que a voz foi compreensível, ele entendeu a coisa certa e precisamos entender certo também.

5.  Quando Jesus falava em parábolas parece que era para explicar, mas muita gente ia embora sem entender. Os discípulos chegavam perto e perguntavam por que também não entendiam e Jesus dizia que sabia e que falava de proposito porque o coração deles era duro e estavam com os olhos fechados e Ele não queria essas pessoas assim, mas para eles Ele explicava (Mateus 13:10-17)  –  “Ler”.

6.  Apocalipse foi assim, Jesus não teve problemas em entregar a mensagem assim, ela veio jóia, mas para entender vai depender de você, depender de ficar abertos para aprender, do coração mole para ser moldado, cabeça aberta, olhos...

7.  Deus mandou um recado para nós hoje também e depende muito mais do que as interpretações de sinais.


B.   O objetivo das visões.

1.  Qual o objetivo das visões? Para mostrar aos seus servos o que iria acontecer em breve. Deus queria despejar um monte de informações importantes para a vida pessoal dos seus servos, não foi dado para “eruditos”, “teólogos”, mas para os irmãos, simples que viviam suas vidas buscando a vontade de Deus e que precisavam entender algumas coisas específicas sobre acontecimentos que iriam acontecer em breve.

2.  Muita gente pensa que apocalipse é algo de princípios complicados, com detalhes etc. Mas Deus queria que todos entendessem coisas simples do ponto de vista dele. Ele estava puxando os fiozinhos como naquele teatro de bonecos e os Neros (inhos) estavam agindo e todos pensando que estavam nas mãos dele, mas Deus queria que seus servos soubessem quem estava controlando tudo.

3.  Era para informar, revelar, mas fizeram do apocalipse uma coisa de mistério, de espertos, eruditos, teólogos etc. E com isso colocaram a mensagem longe das pessoas, dos servos.

4. Quando estamos fazendo discípulos, vamos lidando com coisas profundas nas escrituras que muitos religiosos diriam ser coisa de teólogos, pastores, entendidos. Quando estamos obedecendo os mandamento de Mateus 28:18-20 que é seguir Jesus porque Ele disse em Lucas 10:23 “Eu vim para buscar e salvar o perdido”, em Marcos 1:16, venha e me siga para pescar gente, e aprender isso seguindo a mim, então vamos descobrindo grandes responsabilidades que Ele quer que tenhamos.

5.  Eu não sei onde arrumamos a ideia de substituir o que Jesus mandou fazer para fazer culto, é impressionante como os cultos são elaborados, cheios de glamour e não obedece o que Cristo mandou. Espero não cair nesse erro para não chegar naquele dia como em Mateus 7;21 e ouvir que Jesus não me conhece porque eu não obedeci, mas fizemos cultos lindos junto com o Senhor! E Ele dirá, eu não os conheço, afasta-se de mim porque você é do mal...

6.  Eu não quero isso para mim e não quero isso para você. Apocalipse só terá sentido se a sua vida estiver no caminho Dele, em obediência, envolvido com outras pessoas e enfrentando tudo e a todos por causa da sua salvação e da salvação das pessoas que você esta lidando, esta pescando, estudando – Quem é essa pessoa?

7.  Há um tempo, quando estávamos no processo de treinamento de irmãos e irmãs e com isso lidando com discípulos, mexemos com vários assuntos. O nível de profundidade, questionamento que tivemos era para dar sustentação para a fé, para não desistirmos e ainda trabalharmos para Cristo. Alguns aqui se lembram disso. Precisamos voltar aquilo. Apocalipse é assim, mexe profundamente com a fé, mas para quem está mesmo lidando com a sua própria vida e de outros.

8.  Assuntos necessários para o dia a dia dos irmãos foram tratados em que mestres e doutores em teologia nem sonharia, mas crescemos muito nesse período. Eu lembro, muitas dores, desafios, muitos “morrendo” para dar “vida” a Cristo, não vindo na igreja no domingo, mas na educação dos filhos, no trato com o marido, nas esperanças erradas, nos pecados cometidos, nos relacionamentos falsos etc.

9.  O assunto de apocalipse não é para religiosos, mas para discípulos. Eram coisas especificas que iria acontecer em breve e deviam, ou seja, era uma informação e promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário