Artur Nogueira – 01/05/2011 / (Adonias dos Reis)
D. O Anuncio desconcertante
1. Vv. 7-9: Ele vem nas nuvens. Quando vem um aviso desses, você fica contente ou se encolhe todo? É desconcertante ou “amem” Pelo o que fizemos essa semana dá para saber se dá para dizer amem.
2. Todas as tribos da terra se lamentariam. “Não é o lamento de arrependimento, mas de desespero. Aqueles que haviam perseguido os cristãos lamentariam como lamentaram os egípcios quando seus primogênitos morreram (Êxodo 11:6). Aqueles que causaram sofrimento ao povo de Deus colheriam o que haviam semeado.
3. O simbolismo da vinda de Deus nas nuvens para castigar nações ímpias é vista em toda a Bíblia. No oriente médio têm a idéia de um gênio, Aladim em um tapete voador soltando relâmpagos, castigando as pessoas e punindo. Na Grécia antiga era Zeus, tacando relâmpagos do céu.
4. Aqui é Jesus, vindo nas nuvens. Isaías 19:1-6) e Ezequiel 30:3-4; Mateus 26:64; Zacarias 14:1; Mateus 24:30 – A mesma frase aqui em Apocalipse. (terra = Judaísmo)
5. Os cristãos que estavam sendo esmagados pelo calcanhar de Roma precisavam saber que o Senhor faria algo imediatamente para castigar seus opressores. Jesus garantiu com suas próprias palavras: “Venho sem demora” (veja 2:5, 16; 3:11; 22:7, 12, 20;).
6. Isso não é a PAROUSIA. A primeira vinda foi através do parto de Maria, a segunda ainda não aconteceu. Aqui ele esta falando da destruição de Jerusalém, o dia do senhor, o dia do juízo para aqueles que precisaram prestar contas com Ele. Qual foi o dia do Senhor para você?
7. Ah! Essa semana eu tive tanto trabalho, tive que concertar tantas coisas, arrumar as bagunças e agora! Agora? ... Ele vem nas nuvens e vai se encontrar com você e será o dia “d” Sempre temos irmãos que vão levando a vida sem um mínimo de responsabilidade, sem compromisso com a obediência, sem lutas com o pecado, sem as disciplinas espirituais, sem comunhão com os irmãos e a Igreja.
8. Esses irmãos sabem que mais cedo ou mais tarde, Jesus vem, “nas nuvens” e esse dia é o dia de Juízo. Não é inferno ainda porque não morreu, nem á a segunda vinda, mas é dia que “a casa cai”. É oportunidade de mudar de vida, se arrepender e se entregar a Cristo de verdade para estar pronto na segunda vinda Dele.
9. Nunca a bíblia misturou “povos” com “tribos”. Quando fala de tribos esta falando do povo Judeu, todo o povo dividido em 12 tribos. Mas quando fala de povos esta falando dos gentios, todos os outros que não são Judeus. Aqui nesse contexto ele esta falando dos Judeus.
10. Dois garotinhos estavam discutindo sobre o sol nascer no leste e se pôr no oeste. Um disse: “Meu pai falou que o sol fica parado é a terra que se move. O outro menino pensou por alguns segundos e disse: “Eu vou acreditar nos meus olhos”. E o primeiro respondeu: “Eu vou acreditar no meu pai”. Se nós tivéssemos vivido no primeiro século e tivéssemos aceitado o que podia ser visto, diríamos que o cristianismo estava condenado à extinção. Graças a Deus, muitos cristãos creram no Pai, e não nos seus próprios olhos. Venceram porque foram fiéis. E você? Crê em que?
Nenhum comentário:
Postar um comentário