sexta-feira, 13 de maio de 2011

Apocalipse Aula 2

Artur Nogueira – 23/01/2011 / (Adonias dos Reis)
Introdução ao Livro de Apocalipse


6.  Vejamos alguns fatos que devemos saber sobre Apocalipse

Poderíamos iniciar o estudo diretamente no capitulo 1:1 e então o que você precisa saber sobre o livro seria ensinado no decorrer dos estudos, mas faremos diferente, iremos começar com algumas informações que você precisa saber antes de entrarmos no texto. Neste caso, quando estudarmos o livro, você estará mais bem preparado para entender e apreciar cada assunto tratado. Nesse momento vamos destacar sete fatos que você precisa saber como pano de fundo ou dados históricos.

                                                                 AUTOR

Em algumas versões da bíblia o título dado para o livro é “Apoca­lipse do Apóstolo São João”. Porém as primeiras palavras do livro nos dizem que o livro não é a revelação de João, mas a “revelação de Jesus Cris­to”. João foi simplesmente testemunha e secretário de Jesus: “ele [Jesus], enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João, o qual ates­tou… o testemunho de Jesus Cristo, quanto a tudo o que viu” (1:1, 2).

O ESCREVENTE

O escrevente ou calígrafo de Apocalipse foi o apóstolo João. Ele se identificou como “o seu servo João” (1:1). Ele era tão bem conhecido que só essa apresentação era o suficiente para se identificar. No Novo Testamento, o úni­co João que tinha o status assim era o apóstolo João. Desde os primórdios da igreja, a redação do Li­vro de Apocalipse tem sido atribuída ao apóstolo João. Entre os líderes da igreja primitiva que o ci­taram como escritor do livro está; Papias (65 a 155 d.C) bispo em Hierápolis na Frigia, Justino Mártir (100 a 165 d.C) filósofo e por causa de Cristo foi decapitado em 165 d.C. e Irineu de Lion (130 a 202 d.C) bispo grego na Gália, atual Lyon na França.

Segundo es­ses autores do início da igreja, o apóstolo João se mu­dou para Éfeso antes da destruição de Jerusalém (70 d.C.) e foi um grande líder na Ásia Menor, durante os vinte e cinco anos seguintes, que esteve por lá. Ele ficou exilado na ilha de Patos, onde recebeu a Revelação de Jesus.

Podemos encontrar muitas semelhanças entre Apocalipse e outros escritos de João. Ele foi o único que se referiu a Jesus como o logos (“o Verbo”; João 1:1, 1 João 1:1; Apocalipse 19:13). Uma das formas prediletas de João referir-se a Jesus era “o Cordeiro de Deus” (João 1:29); o Livro de Apocalipse cha­ma Jesus de o “Cordeiro” vinte e duas vezes. João foi o único escritor de um Evangelho a mencionar que o lado de Jesus fora transpassado (João 19:34), fato também citado em Ap. (1:7).

A conclusão que chagamos é que temos muitas razões para crer que o apóstolo João escreveu o texto — e nenhuma razão convincente para crer que foi algum outro João desconhecido.

A DATA

Muitos ensinam que Apocalipse tenha sido es­crito por volta de 94–96 d.C., durante o reinado de Dominicano. O livro foi escrito du­rante um período de grande perseguição à igreja (2:13; 6:9; 12:17; 13:7), ele foi escrito numa época de perseguição pelo gover­no romano. Na verdade teve dois grandes e perversos imperadores romanos — Nero e Dominicano, esses dois se empenharam na perseguição aos cristãos na segunda metade do primeiro século, o correto é acreditar que Apocalipse tenha sido escrito durante o reinado de um deles.

Segundo a tradição não-inspirada, o livro foi es­crito durante a última parte do reinado de Dominicano (81–96 d.C.). Também pode se acreditar que Apocalipse foi escrito no fim do reinado de Nero (54–68 d.C.). Eu particularmente vejo muitas evidencias claras que favorecem não a opinião tradicional, mas essa, que foi escrito no governo de Nero e só vejo sentido para a vida dos Cristãos se realmente foi escrito nesse período. Veremos depois.

O LOCAL

João estava na Ilha de Patmos. Ele estava exilado “na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do teste­munho de Jesus” (1:9). Patmos era uma “pequena ilha rochosa (+ ou - 7 X 13 km), perto do litoral da Turquia, uns 80 km a sudoeste de Éfeso. Hoje pertence a Grécia e fica 55 km de distancia. É provável que tenha servido de colônia penal romana”. Frases de um historiador “... O exílio era precedido “por açoitamento, e era marcado por algemas perpétuas, vestes escassas, comida insufi­ciente, dormida ao relento, cela escura e trabalho sob os chicotes de guardiões militares”. Esse era o contexto em que ele estava. Dá para ter fé nessas condições?

O PÚBLICO-ALVO

Apocalipse foi escrito para Igrejas e a todos os cristãos em todos os tempos. Apocalipse foi endereçado especificamen­te “às sete igrejas que se encontram na Ásia” (1:4): “Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia” (1:11). O termo “Ásia” não se refere ao continente da Ásia, mas à província romana da Ásia, que se localizava no litoral oriental do mar Egeu (atual litoral ocidental da Turquia). Alguns acreditam que havia mais de sete igrejas nessa província, mas essas sete parecem ter sido escolhidas para representar as congregações daquela época (e de hoje também). Em 68 tinha 7, em 96 tinham bem mais congregações, por isso defendem a idéia de 96 dC. Embora o Livro de Apocalipse dirija-se especifi­camente a somente sete igrejas, ele visava — assim como outros livros do Novo Testamento endere­çados a públicos específicos — atingir um públi­co maior. Cada carta nos capítulos 2 e 3 inclui esta mensagem: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Es­pírito diz às igrejas” (2:7). Verificando as laterais de nossas cabeças, veremos que temos pelo menos um ouvido. Sendo assim, o Livro de Apocalipse foi es­crito para nós!

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