sexta-feira, 13 de maio de 2011

Apocalipse Aula 9

Artur Nogueira – 10/04/2011 / (Adonias dos Reis)


II.       Intermissão salutária – 1:4-8

       É o intervalo no meio do teatro para comer etc.

A.   A situação de João com as Igrejas.

1.     João era muito conhecido na Ásia menor, ele trabalhou como presbítero em Éfeso (Atos 12:2). Assim como em Atos 6, depois da morte de estevão os discípulos caíram fora e só ficaram os apóstolos. Assim também aconteceu depois, e João saiu de Jerusalém, só que a gora por causa morte de quem? Seu irmão, Tiago. Não sabemos muitos detalhes, mas sabemos que chegou a Éfeso e ficou por lá.

2.   Sabemos que Paulo evangelizou a Ásia menor a partir de Éfeso (Atos 19), ele escreveu para Colossos e disse que nunca tinha visto eles, agora, como ele evangelizou a Ásia e Colossos não tinha recebido ele? Epafras ia à cadeia visitar Paulo e ser treinado por ele e sabia como Paulo agiria e ouvia conselhos e colocava em pratica e assim foi reproduzindo o que ele aprendeu. Isto é o discipulado verdadeiro, bíblico e podemos aprender com isso.

3.   O ponto aqui é que Paulo precisava se identificar, mas João não, ele já era bem conhecido em toda a região.

B.   Para as 7 (sete) Igrejas da Ásia.

1.   Já falamos de João, agora vamos falar das Igrejas da Ásia. Muitos dizem que apocalipse foi escrito para falar das “7 fases da igrejas” até o fim do mundo, mas são muito pessoais, tratam de pecados e situações bem específicas.

2.      Mas pelo menos uma coisa temos que admitir, cada igreja tinha chegado num limite, em uma barreira, e Jesus queria dar um “vamos lá”. Numa época de perseguição, quando seu povo queria “sumir”, Deus queria coloca-los para andar

3.     A Ásia menor como já foi dito, não é o continente que conhecemos e nem a Turquia toda, é o começo do continente, era as 4 regiões da província romana chamada, Mísia, Lídia, Caria e Frigia, onde Éfeso era a capital.

4.     Quantas igrejas tinham? 7 ou a carta foi somente para 7? Tem gente que pensa que essas representam todos os tipos e dificuldades que uma igreja possa ter, pensam assim para não fugir da idéia que foi no governo de Domiciano que foi escrita, em 96 dC e que segundo os pesquisadores, na época tinha umas 50 congregações da igreja na região, mas em 68 dC no governo de Nero só tinha 7 igreja mesmo.

5.     A historia conta que na cidade de colossos tinha uma das sete maravilhas do mundo antigo, era a estatua de rodes, uma gigantesca estátua do deus grego Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Ela tinha 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um em cada margem do canal que levava ao porto.

6.    Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o seu polegar. Foi abalada por um terremoto mais ou menos no ano 60 dC que a jogou no fundo da baía. Não só Colossos, mas Hierápolis também foram separados por causa de um terremoto e não sabemos todo o estrago que esse terremoto causou, mas sabemos que os irmãos foram para Laodicéia porque era a região mais próxima, na verdade essas três estavam bem próximas no vale do Lica,

C.   Do Eterno Deus, os 7 espíritos e o Cristo vivo.

1.     Essa mensagem de Deus para o homem, aqui eu gostaria de frisar bem que são os 3, Deus. Alguns dizem que Jesus é uma criação de Deus Pai, Jeová e, o Espirito é uma força, mas Deus é os três. Realmente há uns argumentos fortes, por exemplo: Deuteronômio 6;4 (Único Deus) –        I Coríntios 2:4-5 (Espirito Santo). Único em hebraico é unidade composta a palavras é ECHAD – (Traduzido como: um ou único).

2.     Argumento trinitariano, os trinitarianos ensinam que o termo “Echad” é uma unidade composta, aplicado sempre quando se apresentam vários componentes da mesma espécie e substância. Para defenderem a doutrina da trindade, dizem que esse termo significa sempre dois ou mais deuses. Exemplo: Genesis 1:15 dia e noite, um dia.... ou Gênesis 2:24 – “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma carne.”

3.     O que é mais interessante nisso tudo é que há outra palavra hebraica que significa “unidade absoluta”. Essa outra palavra hebraica é yachid. Em Gênesis 22:2, Abraão é instruído: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto..:” O termo aqui traduzido em português por “único” no hebraico é “yachid”. Esse vocábulo hebraico é novamente usado nos versículos 12 e 16 desse mesmo capítulo. Havia apenas um filho de Abraão que Deus reconhecia. Isaque era o filho da promessa — não havia outro. Nesse sentido, pois, yachid estabelece singularidade absoluta: um e somente um. Também, em Provérbios 4:3, Salomão diz: ”teu era filho em companhia de meu pai, tenro, e único diante de minha mãe”. Davi, por sua vez, escreveu em Salmos 22:20: “Livra a minha alma da espada, e a minha predileta da força do cão.”. Onde temos “minha predileta” literalmente, no hebraico, está “minha única”, sendo usada a palavra hebraica “yachid”.

4. Quando encontramos uma contradição na verdade é uma oportunidade de    aprendermos mais sobre Deus, a bíblia toda é coerente e quando se contradiz, na verdade esta revelando uma verdade que ainda não alcançamos.

5.     O ponto aqui é, quando você ora, você ora ao Pai, é ele quem nós queremos que nos ouça e, através do nosso intercessor Jesus chegamos a Ele e o Espirito Santo carrega essas palavras e pensamentos até Ele.

6.     Jesus a testemunha fiel (Grego=Mártir), como Ele foi testemunha? Resposta: Jesus deu um belo testemunho, Qual? I Timóteo 6:13 – Jesus se dobrou diante da autoridade de Pilatos, mas aproveitou para dizer quem tinha mesmo “autoridade” e disse que o Pai foi quem deu autoridade a ele. Pilatos deve ter tremido na base, pois iria julgar um homem que ele sabia que era inocente.

7.     Sabe que é um belo nome para cristãos também? “fiel testemunho”. O pessoal lá do emprego espera fidelidade, e bom testemunho, a pergunta é se podem esperar verdade, firmeza e bom testemunho do que falamos e vivemos.

8.        Vv. 5 – Jesus foi o primeiro a ressuscitar. Como assim? E o Eutico? Dorcas? Lazaro Como Jesus foi o primeiro a levantar dos mortos? Resposta: Ele foi o primeiro que venceu a morte, os outros morreram de novo, mas viver e não morrer mais, só Jesus. Nós seremos também assim como Ele, iremos para o céu o inferno com esse corpo.

9.       7 (Sete) espíritos – Algumas pessoas dizem que são as sete igrejas, mas eu gostaria de propor que é o Espirito Santo (o sete aqui é novamente um símbolo e não literal), 4:5. Sete é a ideia de perfeição, de completo e o Espirito Santo é onipresente, ou seja, em todo lugar ao mesmo tempo.

10.  Ainda no Vv. 5, Ele nos ama, não é que amou, através de Cristo. Jesus nos amou morrendo por nós, mas o Espirito Santo nos ama aguentando toda baixaria que fazemos com Ele, mentindo, vendo pornografias, criando confusões, levando ele para lugares e conversas que ele não gostaria de participar etc.

11.  Ele nos ama, aqui o verbo esta no “tempo presente”, indicando uma ação. Está certo que nos amou dando Jesus para morrer por nós “aoristo = Passado”, mas ainda continua amando, não foi um ato isolado há 2000 anos, Ele nos ama. Nos amou primeiro, nós achamos que sabemos amar, mas amor é bem diferente do que o mundo ensina.

12.  Tem muitos ensinando por aí que você precisa cuidar primeiro de você mesmo, da sua autoestima senão como irá amar os outros se não amar você primeiro? Faz sentido, mas Jesus disse diferente, disse para amar como Ele nos amou. Quando você não esta procurando seus próprios interesse e necessidades e busca atender os outros, Deus dá porque Ele é fiel e disse em Mateus 6:33.

13.  Ele é o príncipe, quem era, quem é e quem há de ser, ou seja, passado, presente e futuro. Muitos estudiosos ficam perturbados com essa declaração, porque se é assim, então o Reino também é eterno e se é, como a Igreja pode ser o Reino? Se só tem 2.ooo anos, e mais, com tantos altos e baixo, inquisição, morte, perseguição etc. Como?

14.  Muitas congregações morreram, outras nasceram e não sabemos como será Artur Nogueira daqui a 50 anos, mas não é as fases de uma igreja com as suas performances que a faz ser ou não eterna, mas sim o Rei, Ele é quem dá a qualidade dela ser eterna.

15.  É Ele quem nos amou! Essa coisa de fazer amigos, invadir as vidas das pessoas com verdades que elas talvez nem queiram, de desafiar as pessoas assim como Cristo a Nicodemos e ao Jovem rico a se comprometerem e largar mão de tudo que atrapalha, como dinheiro, status ou mesmo de criar conflitos na própria família e ao ponto e mãe e filho ficar contra é algo previsto e autorizado por Cristo. Quando as pessoas se entregam ao amor de Cristo descobre que não há nada que substitua o Senhor.

16.  Há coisas que você nunca faria, mas fez por causa de Cristo. Quando vamos estudar com um amigo, vamos porque Cristo nos amou primeiro e agora é a nossa vez de amar alguém, jamais faríamos isso num sábado a noite, deixar sua casa, lazer, festas para estudar com alguém que às vezes nem aceitar a verdade vai. Isso é amor, Aqui João está lembrando os irmãos que é o Rei que dá ordem e sentido ao Reino quem esta mandando o recado.

17.  Reino e sacerdotes (No original = Rei e Sacerdote), assim fomos constituído. É muito confortante pensar que fazemos parte de um reino e pronto, só isso. Quem esta Reinando? Jesus? Pai? Resposta: os três – mas tem mais gente reinando com Eles, quem é? Nós, além de sermos constituído Reino, também fomos constituídos Sacerdotes.

18.  As pessoas que estudamos, que fazemos amizades e trazemos para um estudo bíblico, estão a principio seguindo a nós. Depois irão conhecer Jesus e sua Igreja e serão parte dela, mas a principio estarão diante de Deus por causa de você. Mais tarde ele vai dizer que nos iremos julgar as 12 tribos e uma multidão de gentil.

19.  Eu te pergunto... Você participa de um Reino onde você é Rei e Sacerdote? Enxerga a responsabilidade? Jesus fez as coisas, o pai, o Espirito Santo estava fazendo, mas você também tem a sua participação, como Rei, como Sacerdote, como intermediador entre as pessoas e Deus e foi Ele quem nos instituiu, não precisou de presbítero, imposição de mãos, reconhecimento público. Já somos! Êxodo 19:16 – Moisés no Sinai – I Pedro 2:9 – Sacerdotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário