domingo, 5 de junho de 2011

Sermão - Adonias

Artur Nogueira – 05/06/2011 / (Adonias dos Reis)



Má CONSCIÊNCIA
Hebreus 10:19-22

INTRODUÇÃO:

1.    Por causa do sacrifício de Jesus podemos achegar com a consciência pura, limpa de culpa. Basta olhar as manchetes de jornais e ver o quanto é difícil esse assunto de consciência, babás espancando crianças, roubos, assassinatos, filhos matando pais por casa de R$, uma mãe matou seu bebe e quando interrogada sobre os motivos ela disse que ele chorava muito.

2.    O que aconteceu com a consciência das pessoas? – segundo os estudiosos, a maior distinção entre os seres humanos e os animais é justamente a consciência. Parece que esta sociedade esta virando animais, nós Cristãos precisamos observar esse assunto. Hoje vamos falar sobre isso.

3.    Nós queremos oferecer a Deus um monte de coisas, mas o que Ele quer mesmo de nós é que nos acheguemos com uma consciência pura, limpa de culpa.

I.    O QUE É UMA “MÁ CONSCIÊNCIA”?


A.    Definição.

É aquela que não encoraja a fazer o que é certo, que não nos convence a fugir do mal e de tudo o não vale a pena e nos empurra a fazer o que é errado, nos afastando assim dos valores e princípios cristãos.

B.   Exemplos bíblicos. (V.T e N.T)

1.    Isaias 5:20-24. Essa foi uma condenação para o povo porque depois de tanto amor e cuidado de Deus eles ainda continuavam no erro, não viam a diferença entre o mal e o bem. Ele contou uma parábola para eles entenderem 5:1-7.
2.    Filipenses 3;17-19. Nesse caso a Igreja em Filipenses estavam com um sério problema, sabiam da verdade, mas ela não atingia mais eles, e sentiam orgulhosos daquilo que deveria sentir vergonha.

3.    Mateus 6:22-23. Jesus também abriu esse assunto. Quando a luz vira escuridão? (Exemplo dos filmes de faroeste – casarões antigos - limpa os vidros e a luz entra).

Nossa consciência é como uma janela que deixa a luz entrar, quando pecamos e não nos arrependemos a janela vai ficando suja, depois de um tempo fica tão suja que a luz já não entra mais e o pecado já não incomoda como antes.

II.  O QUE CAUSA UMA “MÁ CONSCIÊNCIA”?


A.   Não levar o pecado a sério.

Pecar só um pouquinho é muito perigoso, é assim que começa a contaminação da consciência. Pecados de grande repercussão nos forçam a mudar por causa das conseqüências, mas precisamos levar todos os pecados mais a sério.

Quando o médico fala para tomar cuidado com a pressão alta, levamos a sério, pois pode nos matar, devemos ter a mesma atitude com aquilo que pode destruir nosso espírito. O corpo é transitório, mas o espírito é eterno.

B.   Encobrir pecados – I João 1:5-10.

Vs. 6. Nós encobrimos com a língua dizendo que estamos bem, depois nossas ações acompanham o nosso depoimento e passamos a mentir com as ações também.
Vs. 8. Depois mentimos para nós mesmos, daí acreditamos em nossa própria mentira e não distinguimos a diferença, entre o certo e errado, não enxergamos mais o erro.
Vs. 10. E por fim, mentimos a Deus, O chamamos de mentiroso, pois dizemos que estamos bem quando na verdade não estamos, nossas orações e vida se tornam uma fachada. Irmãos é isso que buscamos em nossa vida? Não!

C.   Corromper a consciência.

I Timóteo 4:1-2. Vemos aqui uma lista de coisas que foram ensinadas por pessoas com a consciência morta e que levavam outros a corromperem as suas também.

Uma consciência boa se deteriora quando começa a não levar a sério o pecado, como conseqüência nos leva a encobri-los e com isso vai corrompendo a nossa consciência. O resultado de tudo isso é uma vida de mentira para outros, nós mesmos e para Deus.

III. EVIDENCIAS DE UMA “MÁ CONSCIÊNCIA”


A.   Confissão e arrependimento superficial.

Quando damos um monte de justificativas para não admitir o erro ou admite, mas não faz nada para mudar.

B.   Medindo o pecado.

Quando minimizamos o pecado. As vezes dizemos que não tão mal e que poderia ser pior. Jesus disse no sermão do monte que desejar, é adultério, odiar é assassinato.

Nos tornamos preconceituosos, aceitamos certos pecados e nos afastamos de outros, Jesus morreu por todos, não há pecadinho e pecadão, todos custaram à vida de Jesus.

C.   Preocupação com a reputação ao invés do caráter.
Quando os motivos para a confissão e arrependimento são as pressões publicas ao invés de uma motivação interna, ou então quando a preocupação com o que os outros vão pensar de mim é maior do que o que o Senhor vai pensar, então a consciência ainda funciona, mas é má.

D.   Argumentar contra a verdade.

Há irmãos que sempre tem um argumento quando é apresentada uma verdade que precisa aceitar. Tem uma idéia fechada, não esta interessada em se desenvolver.

CONCLUSÃO: Todos estão sujeitos a “má consciência”


1.    Saul, por exemplo: Começou bem, com vários amigos orando por ele, o Senhor dando vitórias, mas fez dos amigos, inimigos, mentiu para outros, para si mesmo e para Deus, e acabou perdendo a coroa e se tornando um enorme sanguinário.

2.    Davi também, o homem tinha um coração que Deus se agradava, em 1 (um) ano ele conseguiu destruir a vida de várias pessoas, adulterou, assassinou, dividiu as pessoas e magoou muita gente.

3.    Aqui nessa Igreja, se isso aconteceu com eles pode acontecer conosco também. Só que no caso de Saul, ele morreu resistindo e é lembrado pela sua má consciência, já no caso de Davi, foi diferente, ele deixou seu orgulho de lado e encarou a sua realidade e mudou, hoje é conhecido e respeitado como um grande homem de Deus.

4.    Salmos 51:6-10. Após a conversa que Davi teve com Nata, escreveu este Salmos. Aqui esta um coração que agrada a Deus – Como esta a sua consciência? – Que cada um aqui possa cuidar da sua consciência, porque é através dela que nos achegamos a Deus.                        Que Ele nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário