Artur Nogueira – 27/08/2011 / (Adonias dos Reis)
FÁMILIA, UMA RELAÇÃO DE INTIMIDADE
Mudando com seu filho e deixando-o conhecer seu casamento
I. MUDANDO JUNTO COM SEU FILHO
INTRODUÇAO.
O tempo passa e vai nos levando com eles, mal pensamos que está tudo "sob controle", e eles entram numa nova fase. Criar filhos é difícil!. Precisamos ser flexiveis para energar as prioridades e aprender a acompanhar as mudanças na vida deles, mudando também.
Eu tenho uma folha com cinco prioridades de desenvolvimento que ponderam sobre as atividades de pais com metas para cada filho, de acordo com a idade deles.
1. IDADE PRÉ-ESCOLAR: COMPORTAMENTO – SUBMISSAO
"Filhos, obedecei aos vossos pais" (Ef 6: 1). A criança que aprende a confiar em figuras de autoridade sempre estará pronta para se sujeitar a orientaçoes e regras sem se sentir ameaçada ou perseguida. Existe um desafio para todos os pais de uma criança que está desenvolvendo sua vontade própria, como responder de modo firme, mas gentil'? ("A palavra branda desvia o furor" (Pv 15:1). Como colacar limites?
2. IDADE ESCOLAR: COMPORTAMENTO – RESPONSABILIDADE
Nessa fase a prioridade se volta para o bom comportamento que não precisa mais ser dito. Quando um pai ou mãe tem que ficar toda hora correndo atras dos filhos para fazer liçao, arrumar va cama é porque na fase escolar nao ensinou muito bem sobre responsabilidades.
A criança pode até não gostar de tudo o que você diz ou pede para fazer, mas ela sabe lá no íntimo que você está do lado dela, e que está fazendo o melhor para ela e embora ela nao concorde com tudo, ainda fará com uma atitude de respeito.
Postura e repsito é percebido mais do que ensinado. Que tipo de postura seus filhos percebem em você? Um modelo de respeito pela esposa (esposo) ou pelas outras pessoas?
Responsabilidade se desenvolve através de exemplos dos pais através das suas experiências e conseqüências das irresponsabilidades. (2 corintios 7:8-11), A importancia da tristeza para amadurecer precisam ver deixà-los sentir.
3. IDADE DA ADOLECENCIA: VALORES — METAS
Durante a adolescência, o jovem começa a internalizar uma série de valores, crenças e convicções que vao norteara sua vida. Crer em alguma coisa só porque os pais crêem não vai prepará-lo para o futuro.
Provérbios 22:6: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." A mensagem diz "no caminho em que (a criança) deve andar". Não está dizendo "no caminho em que os pais devem andar". É preciso permitir que a criança busque seus interesses, dados por Deus.
É importante que os adolescentes sonhem seus próprios sonhos, e não os de seus pais e ser encorajadas a terem as suas metas, sentido de vida, visão e propósito particulares.
CRIAÇÃO "NEGLIGENTE" Pais que se envolvem pouco com seus Filhos contribuem para resultados dolorosos.
CRIAÇÃO “ DOMINADORA” Pais excessivamente envolvidos contribuirão, semelhantemente, para uma infância sofrida.
APENDICE 1 – (Final da página)
II. DEIXANDO-O CONHECER SEU CASAMENTO
1. NTRODUÇAO
Sempre vemos nossos filhos como um presente de Deus para ser desembrulhado e apreciado. Será que você também nao é um presente de Deus para seu filho? Você foi escolhido pessoalmente, por Deus, para amar e guiar alguns dos Seus preciosos filhos. Assim, da mesma forma voce tambem deve ser desembrulhado e preciado por eles.
A verdade é que voce está abrindo muita coisa a seu respeito e do seu casamento, quer voce saiba ou não. Vamos chamar a isto de exposição passiva.
A Segunda Carta aos Coríntios 3:3 diz que você como cristao é uma carta vivente, conhecida e lida por todos os homens. Quem você acha que está lendo você mais do que qualquer outra pessoa à sua volta'? Seus filhos! Seu filho pode sentir suas emoções, seu humor, sua dor.
2. AS TRES FACES DA INTIMIDADE
Há tres diferentes palavras em hebraico geralmente traduzidas por unidade" no Velho Testamento.
A primeira é yada. Essa palavra era usada no sentido de conhecer a pessoa profundamente (Jó 19:44) se aplica ao profundo conhecimento de suas carências mais íntimas.
A segunda é sod. (Provérbios 3:32) é usada no sentido de revelar, descobrir. A passagem das Escrituras que diz que Deus trata os retos com intimidade. Assim, primeiro Ele nos conhece (yada), e nós O conhecemos (sod).
A terceira palavra em hebraico para descrever intimidade é sakan O salmista a usa quando diz a Deus que Ele conhece todos os seus caminhos (SI 139:3). Esta palavra representa envolvimento afetivo.
Devemos em relaçao aos nossos filhos buscar a intimidade com toda a concepçao e sentido da palavra, conhecer profundamente suas necessidades e anseios, deixar-se conhecer, descobrir e se envolver afetivamente com eles. Nossos filhos precisam saber mais sobrre nós.
3. COMPARTILHANDO LUTAS E RESULTADOS – SUCESSO E FRACASSO
Esta intimidade deve ser motivada pelo desejo de dividir suas lutas, seus esforços e os resultados: sucesso ou fracasso. Ajudando eles a relacionar suas escolhas com os resultados.
Fazer escolhas erradas mesmo que acarrete conseqüências negativa, não invalida a nossa experiência e promove o crescimento. Nosso filhos precisam ver que fracassos não é o fim do mundo! É importante que essas informações sejam registradas nos banco de dados deles para aproveitar das suas experiencias na escolhas que eles farao para a vida deles.
ESPERANÇA – É importante para a criança sentir a esperança nesta vida. Conte das ocasiões em que as coisas pareciam escuras e dificeis, mas Deus veio para te ajudar e fez com que tudo saísse bem para você, de acordo com o propósito Dele
INDIVIDUALIDADE – Conte a seu filho as coisas que você fazia nessa idade e que eram somente suas: passatempo, esportes etc. Faça com que sinta seu apoio naquilo que é pessoal e diferente de voce. Encorajem seus filhos por meio de suas próprias histórias de vida, suas experiências, suas aventuras para a afirmação de sua individualidade.
AMIZADES DO MESMO SEXO – Conversas sobre as amizades do mesmo sexo, lembranças do passado, os melhores amigos e o que fizeram juntos etc. motivam nossos filhos a fazer a mesma coisa.
SENTIMENTOS NEGATIVOS / DOLOROSOS – Para que nossos filhos tenham entendimento de que sentimentos afetam e influenciam os outros, precisamos leva-los a um relacionamento emocional mais profundo. Fale com eles honestamente sobre seus próprios sentimentos.
TENTAÇÕES – Conte para seu filho adolescente as vezes em que você foi tentado... as vezes em que foi aprovado e as que não foi. É melhor fazer isto quando eles não estiverem passando por tentações, do contrário vai parecer um discurso. As noites em família são a melhor ocasião para esses diálogos. Cite alguns exemplos bíblicos de pessoas que foram confrontadas por essas tentações e debata sobre o que se pode aprender com elas.
NAMORO / ROMANCE – Relembre seu primeiro encontro, seu primeiro namoro. Eles irao ver nos somos normais e com isso ouvirao melhor as suas orientaçoes.
APRECIANDO OS DONS DOS FILHOS –Identificar e mostrar as áreas em que são melhores do que você reforça a estima deles além de ficar claro que são livres para serem eles próprios e se sentir livres para se ser felizes pelos dons e conquistas dos outros que venham a ser melhores que as deles. Isso é muito difícil para os pais que têm a tendencia de competir com os filhos.
4. NECESSIDADE DE UM FILHO CRESCIDO
Os pais nunca superam a necessidade de que os filhos precisem deles, muito da tensão e dos conflitos que surgem entre pais e seus filhos crescidos surgem dessa tremenda necessidade de que precisem deles.
Não devemos ter medo de expressar nossas carências, falando a verdade em amor, ao mesmo tempo que reconhecemos afirmamos a necessidade de independência dos nossos filhos adultos. Imagine ver seu filho batendo as asas e voando corno uma águia!
"Os jovens se cansam e se fadigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fadigam. (Isaias 40:30-31)
CONCLUSAO
O que o seu filho sabe a seu respeito? Ele sabe corno você era quando jovem? Ele sabe como você e seu esposo/a se conheceram? Conhece as circunstâncias que envolveram o nascimento dele?
Pense no que você está comunicando a seus filhos, passiva e ativamente.
O que você está mostrando ser prioritário?
E sobre os relacionamentos? Se pudéssemos adiantar vinte anos no tempo, que tipo de lembranças seus filhos teriam de você?
APENDICE 1
MODOS COMPROVADOS DE PRODUZIR UM FILHO PROBLEMA
Resolva sempre seus problemas; vá à biblioteca e pegue os livros Para ele; saia à caça de um emprego para ele; escolha Seus amigos e tome as decisões por ele.
Esteja sempre muito ocupado com os negócios, ministério, vida pública ou particular para perder tempo com seu filho. Gaste-o como todos os demais ou assistindo à televisão.
Não lhe ensine os caminhos de Deus enquanto é novo. Espere até que cresça o suficiente para discernir, por ele mesmo sobre o certo e o errado.
Quando seu filho se meter em confusão, transfira sempre a culpa para um antigo professor, líder da igreja ou a influência da sociedade.
Deixe que toda responsabilidade da educação moral e espiritual fique por conta da igreja e das escolas, mas não os ensine em casa.
Ao ter de optar entre gastar tempo e dinheiro em coisas materiais ou com atividades "conjuntas" da família, opte sempre pelas coisas materiais.
Primeira Infância 18 Meses – 3 anos
Autonomia versus Vergonha/Dúvida
Desenvolvimento Sugestões Práticas
Rápido desenvolvimento motor, verbal Estimular o desenvolvimento motor para
e habilidade na linguagem. andar, correr, atirar,subir, etc.
Autonomia para se alimentar e o controle Leia para seu filho; Historia da biblioteca
da eliminação. versinhos e cantigas de ninar.
Aprovação dos pais/outros de muita Manter um ambiente seguro para que possa
importância. explorar.
Tem inicio a diferença entre o comportamento Minimizar o número de mensagens não
de aceitação / não aceitação. faça, desista, pare, não..
Exploração / experiência, essenciais para (Algumas são essenciais).
testar limites. elogiar e encorajar cada sucesso.
Liberdade de receber afirmação positiva Orar com o filho.
Que se traduz por estou bem. Ensine, treine, avise, afirme.
Liberdade de cometer erros e ainda receber Discipline a rebeldia, não os atos infantis,
a aceitação que se traduz por estou bem com firmeza, mas gentilmente, sem ira
“Eu não estou bem” vem de ambiente Afaste a criança das áreas de problemas super protetores, críticos, exigentes, permissivos e negligentes em vez de exagerar na disciplina
.
Meia Infância 3-5 Anos
Iniciativa versus Culpa
Desenvolvimento Sugestões Praticas
Senso de competência vem da liberdade Encoraje e elogie as atividades e interesses
de se empreenderem as atividades favoritos da criança; experimente as
significativas da personalidade. canções da bíblia, vídeos, jogos etc.
Inquirir, fantasiar e desenvolver uma Converse sobre os sentimentos quando a
consciência pratica perceber a tristeza, frustração, medo, rejeição, desenvolva
um vocabulário de sentimentos.
Desejo de diferenciar os outros... meu, Encoraje interações sociais com outras
minha. Crianças. Em casa, na Igreja, escola...
Iniciativa que é silenciada pelo controle Motive na escolha de roupas, jogos
e falta de oportunidade produz culpa atividades, sanduíches etc.
Encorajar a liberdade de escolha é Desculpe e se desculpe pelo seu humor, importante. promessas não cumpridas etc.
Final da infância 6-12 Anos
Diligencia versus inferioridade
Desenvolvimento Sugestão Práticas
Diligencia é estabelecer e atingir metas Procure famílias com filhos da mesma
pessoais. idade dos seus; de inicio a amizades
familiares positivas.
Habilidades sociais tem ressaltado a Explore e encoraje hobbies, habilidades e Importância das regras, papeis e talentos.
diferenças sexuais.
Capacidade de raciocinar desenvolve Identifique e elogie responsabilidades
um desejo de ser útil. pessoais e qualidades singulares de caráter.
A consciência da sexualidade cresce e a Mantenha conversas especiais e
instrução se faz necessária. experiências para ensinar habilidades
sociais, modos, jogos de mesa, etc.
Aceitação dos pais, familiares e outros Afeto continuo dos pais demonstrado
adultos que lhes são importantes, verbal e fisicamente.
professores,etc. é importante.
Falta de aceitação / encorajamento Inicie o dialogo aberto entre mãe / filha – desenvolve um sentimento de inadequação pai / filho, sobre os papeis e diferenças e inferioridade. o sexo. Partilhe sentimentos; cure feridas
ensine princípios bíblicos, como soberania, tomadas de decisão, como evitar o mal.
Adolescência 13-18 Anos
Identidade Versus confusão. Que Papel Eu Represento?
Desenvolvimento Sugestões Práticas
É explosão por todo lado crescimento Procure os medos e as necessidades
físico, mental, sentimental, e hormonal! escondidas “por trás” de comportamentos problemáticos; admita suas faltas e partilhe
suas lutas de infância.
Imagem corporal, identidade sexual e Deixe que as conseqüências naturais
aceitação social são importantes. sejam um instrumento chave, permita as falhas
Independência, questionamento de tudo e
testes de limites são esperados.
Conflitos entre familiares/ pais são Continue uma amizade familiar positiva e comuns com positivas influencias familiares.
Ajudar na habilidade de relacionamentos Faça perguntas abertas e terminadas:
interpessoais, identidade psicológica e na “Partilhe alguma coisa interessante sobre
condução da vida dão identidade seu dia”, sem respostas sim/não.
Ênfase continuada nas metas de competência Tenha tempos especiais mãe e filha,
das questões da vida real é importante. pai-filho, viagens, projetos, decisão de me
metas; conversas sobre a Bíblia enfocando a vida real!
Mantenha seu foco nas grandes questões,
não faça um cavalo de batalha por tudo e
por nada.
Jovens Adultos 19-30 Anos
Intimidade versus Isolamento
Desenvolvimento Sugestões Práticas
Relacionamentos sociais como namoro, Direcionamento passa a ser as sugestões
casamento, e paternidade tornam-se de um amigo, em vez das regras dos pais.
a supremacia.
Experimentar intimidade dentro das Discuta seus fracassos e lamente-se
amizades e com o esposo/a é a abertamente; peça perdão, se necessário.
grande prioridade.
Diretrizes sociais, cívicas e profissionais Busque seu conselho em áreas de
são necessárias. resistência.
Desenvolvimento de intimidade Continue treinando na vida em um mundo
diretamente ligado á questão da identidade real, relacionamentos, metas, e
baixa identidade e baixa intimidade. sabedoria bíblica.
Sem uma identidade sadia, se movera em Ouça mais corrija menos. Sonhem juntos em
direção as pessoas; em dependência, sobre o futuro. Aceite amigos; ofereça
para longe das pessoas; em retirada ou proteção e uma abordagem sadia de
contra pessoas, em hostilidade. relacionamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário